quarta-feira, 26 de maio de 2010

Educação a distância por videoconferência


A educação a distância por videoconferência pode ser considerada como uma alternativa de formação profissional tanto para empresas que querem treinar seus empregados como para instituições educacionais que querem capacitar seus professores. Em termos de vantagens econômicas, a videoconferência permite dispensar treinamento diretamente no local de trabalho ou nas instituições educacionais que possuam o equipamento necessário. O uso da videoconferência reduz os custos de transporte e de alojamento, além de evitar os deslocamentos tanto de alunos como de professores e a necessária substituição dos que saem para estudar. No caso do Brasil, com a verba necessária para mandar um professional-aluno estudar fora, é possível qualificar até 25 funcionários dentro do próprio local de trabalho (Veja, 16/06/99, p. 119).
Cruz e Moraes (1998) listam algumas vantagens e desvantagens do uso da videoconferência na educação, tendo em vista o atual parâmetro tecnológico.
Vantagens:
permite uma transição mais gradual dos métodos presenciais
permite espaço colaborativo para socialização e aprendizado colaborativo em grupo
possibilita escolher e planejar cursos mais interativos para classes pequenas ou menos interativo para grandes audiências
pode-se escolher os meios de transmissão conforme a possiblidade, disponibilidade e demanda.
Desvantagens
a baixa qualidade de som e imagem
dificuldade de se adaptar a sala de videoconferência a situação didática
os altos custos de implementação, instalação e manutenção comparados com um baixo uso na fase inicial
altos custos de transmissão das linhas telefônicas
por desconhecimento, não utilziar todo o potencial didático do meio, reduzindo-o a mera reprodução de palestras, com pouca interação entre os participantes.
As experiências de ensino a distância mostram que o uso da videoconferência motivapositivamente tanto alunos quanto professores. A expectativa de utilizar tecnologia de ponta na sala de aula traz, ao mesmo tempo, curiosidade e apreensão pela possiblidade de experimentar um jeito novo de ensinar e aprender. Representa principalmente um desafio para o professor, que precisa adaptar sua maneira de ensinar à nova dinâmica da aula.
A grande pergunta que se coloca para quem vai ensinar por videoconferência é: como preparar essa nova aula? Ela terá que sermuito diferente da aula comum, presencial, em que todos os alunos estão na mesma sala, sem a necessidade da interface representada pela tela de TV? Que novas competências precisam ser adquiridas?
Cyrs (1997) relaciona algumas das competências que o professor precisa desenvolver para ensinar através da videoconferência:
planejamento e organização dos cursos;
habilidades de apresentação verbais e não verbais;
conhecimento sobre como incentivar trabalho colaborativo em grupo;
dominar estratégias de questionamento;
possuir profundo conhecimento sobre o conteúdo da disciplina;
saber como envolver estudantes e coordenar suas atividades a distância nos diferentes locais;
possuir um conhecimento básico sobre teorias de aprendizagem;
dominar um conhecimento sobre o campo do ensino a distância;
ser capaz de desenvolver guias de estudo relacionados ao que vai na tela da televisão;
desenvolver um racioncínio gráfico e pensar visualmente.
A preparação dos professores é fator primordial para o sucesso e a continuidade de qualquer programa de educação a distância. Isso porque, ao contrário do ensino face-a-face, os desafios para quem vai ensinar a distância são enormes. É preciso recriar o curso de uma nova maneira, deixar o papel de provedor para o de facilitar de conteúdos, adquirir segurança e eficiência ao usar a tecnologia como uma ligação principal entre alunos e professroes, aprender a ensinar efetivamente sem o controle visual proporcionado pelo contato "olho-no-olho" direto, desenvolver um entendimento e uma apreciação pelo estilo de vida dos estudantes a distância.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário